O cérebro é o órgão que mais consome energia no nosso corpo.
Quando não processamos alguns pensamentos e sentimentos da maneira correta, vamos criando com o tempo uma sobrecarga mental.
É como um computador com 50 abas abertas ao mesmo tempo. Vai ficar lento e travar. Você não vê, mas o caos mental descarrega nossa energia.
É por isso que às vezes sentimos exaustão, falta de foco e atenção, irritação e estresse, mesmo quando não fazemos nada que exige muito esforço.
Aquela sensação de: “Não fiz nada hoje e mesmo assim sinto cansaço”.
A boa notícia é que a ciência confirmou que existe uma técnica muito simples e que qualquer pessoa pode fazer, que é capaz de organizar esse caos mental com apenas 15 minutos por dia.
Nos últimos anos mais de 400 estudos científicos têm demonstrado resultados incríveis de como um método específico de escrita é capaz de melhorar a saúde mental e física.
Em um desses estudos, o professor de psicologia da Universidade do Texas James W. Pennebaker, demonstrou que as pessoas que praticam esse tipo de escrita durante 15 minutos por dia apresentavam:
A neurociência explica que, ao organizar pensamentos e sentimentos em palavras, você ativa o córtex pré-frontal ventrolateral e inibe a amígdala (a parte do cérebro responsável pelo medo e pela resposta de "luta ou fuga").
Traumas e sentimentos intensos ficam "presos" no cérebro de forma fragmentada e confusa.
Essa técnica de escrita ajuda a criar uma narrativa linear. Ao dar um começo, meio e fim para uma dor, o cérebro finalmente consegue "arquivar" aquela memória em vez de deixá-la "rodando em segundo plano" (o que causa o cansaço mental).
Eu senti isso na pele, quando entre 2022 e 2023 passei pela minha pior fase saúde mental.
Relacionamentos que não deram certo, preocupação com saúde de familiares e trabalho me fizeram entrar em uma espiral negativa de emoções e sentimentos, quanto mais eu pensava pior ficava.
Eu já sentia que minha mente não funcionava mais direito e fui procurar na escrita uma forma de colocar isso pra fora. Comecei escrevendo uma espécie de diário simples que não me ajudou muito, até que nas minhas buscas cai numa pesquisa da universidade de Harvard que falava sobre o método de escrita reflexiva/expressiva.
Esse método é usado com sucesso até no tratamento de ex militares com TEPT (transtorno do estresse pós traumático).
Comecei a usar essa técnica no meu dia a dia e nunca mais parei. Isso me tirou do fundo do poço emocional e me trouxe de volta à superfície onde consigo processar tudo com mais clareza e organização.
Foi daí que nasceu o meu instagram Do caos a Letra onde compartilho pequenas reflexões que tenho a partir dessas sessões de escrita diária.
Queria uma forma de levar essa técnica para o maior número de pessoas. E foi daí que nasceu o APP Do Caos à Letra. Nele você vai encontrar o desafio de 21 dias do Caos a Letra.
São 21 exercícios de escrita reflexiva/expressiva para você começar organizar o caos mental. A proposta é simples, 1 exercício de 15 minutos por dia e pronto.
Além disso, dentro do APP também coloquei como bônus:
Tudo isso disponível hoje por apenas:
R$ 37,00E com risco zero. Pois te dou Garantia Total.
Você pode entrar hoje e testar pelos 21 dias tranquilamente. Se não houver resultado, eu garanto a devolução do seu pagamento.
Obrigado e te vejo lá dentro.